O QUE SIGNIFICA TREINAMENTO

Treinamento: um processo de educação sem qualquer relação com trabalho.

Treinamento só significa trabalho para quem já sabe tudo o que tem de fazer.

Independentemente das características que possam ser assumidas para diferenciar quaisquer empresas entre si, todas, sem exceção, possuem um aspecto comum a elas.

Todas são constituídas por pessoas: sócios, funcionários, clientes, fornecedores e tantos outros participantes desse cenário.

Sem pessoas, nenhuma empresa existiria.

E é justamente por isso que as pessoas são tão importantes para sua empresa – sem elas, uma empresa, simplesmente, não existiria.

E é por isso que as pessoas precisam ser valorizadas.

Sentirem-se parte do contexto.

Ao conferir-lhes essa importância, uma empresa assume uma postura inequívoca de reconhecimento profissional – a de que lhes concede direitos, mas também lhes cobra obrigações.

Mas as pessoas são muito diferentes entre si – muito mais diferentes entre si do que empresas.

E muitas não fazem a menor idéia do que significa foco…

Há as que sabem muito, e produzem muito – uma minoria.

Há as que sabem pouco, mas produzem muito – uma minoria ainda maior.

Há as que sabem muito, mas produzem pouco – a maioria.

Há as sabem pouco, e produzem pouco – a maioria absoluta.

E há as que sabem pouco, sabem que sabem pouco e gostariam de saber muito mais mas, simplesmente, não tiveram essa chance – maioria absoluta!

É nesse contexto que entra a possibilidade de sua maior contribuição – sua efetiva participação no aprimoramento de seu maior ativo:

– Treinamento.

Às vezes, simplesmente, o que elas precisam, é de treinamento.

E o que significa treinamento?

Treinar, antes de qualquer coisa, significa inspirar – prover alguém (no caso, seu pupilo) de energia mental suficiente para fazê-lo não desanimar diante do fato de que ele ainda não possui o domínio de um assunto que lhe é apresentado, mas poderá vir a tê-lo num futuro, o que só dependerá dele, de seu esforço, de sua dedicação, de sua disciplina, de sua convicção em acreditar em si próprio.

Bons instrutores são aqueles que, além de possuírem o conhecimento necessário (mas não absoluto!) sobre o teor da matéria, possuem a capacidade de transformar força em energia – ou seja, palavras em ações, em atitudes, em realizações pessoais daqueles que lhe são caros…

***

“O professor medíocre descreve; o professor bom explica; o professor ótimo demonstra; o professor fora de série inspira.” (William Arthur Ward)

 

Comentários: