O SEGREDO DO SUCESSO

Qual o segredo do sucesso?

O segredo do sucesso é a sinceridade: se conseguir fingir isso, tá feito!

Note: não estou querendo dizer com isso que o segredo do sucesso é a mentira, a dissimulação ou a hipocrisia.

Qualquer uma dessas hipóteses não são suficientes para explicar o segredo do sucesso; são apenas e tão somente exemplos de atalhos para o fracasso…

Quero dizer que independentemente da natureza das convicções pessoais de alguém serem as mais ética e moralmente desejáveis e admiráveis, ainda assim, essas convicções terão de ser CRÍVEIS – as outras pessoas têm de acreditar no que se diz.

E acredite: ISSO NÃO É POUCO!

Pois, para que outras pessoas acreditem no que alguém diz, naquilo que ele manifesta, não será suficiente ele falar – se só falar fosse suficiente, todo PAPAGAIO seria bem sucedido em sua vida!

Por quê? Porque todos os que os ouvem sabem, de antemão, que papagaios só repetem o que ouviem – eles não sentem aquilo que falam… Portanto, sabem que eles quando falam não estão sendo… SINCEROS.

Pois sinceridade significa falar o que se pensa – papagaios pensam? Não! Logo… Papagaios não são sinceros!

Só que o segredo do sucesso vai além, muito além: o segredo do sucesso não tem a ver só com o que se fala, mas sim o que se transmite quando se fala.

E como fazer falar transmitindo a idéia de que, realmente, acredita-se no que se fala?

Transmitindo sua mensagem com paixão!

Com demonstração inequívoca de comprometimento com o que é falado!

Não há um único ser sobre a face da Terra que não tenha alcançado o sucesso em sua área de atuação que não tenha demonstrado inequivocamente sua crença pessoal naquilo que dizia…

Que professava – principalmente quando suas afirmações nada mais representavam do que idéias revolucionárias sobre inovações que, até então, só existiam em sua imaginação.

E justamente por serem idéias que só existiam até então em sua imaginação é que eles tiveram de demonstrar que eles efetivamente acreditavam no que professavam.

De uma maneira ou de outra, todos acreditamos em algo; só que nem sempre demonstramos no quê e, principalmente, o quanto acreditamos – e isso às vezes nos custa caro: nem tanto pelo que perdemos do que já temos mas, na maioria das vezes, pelo que deixamos de ganhar.

O segredo do sucesso vem da Roma Antiga:

– À mulher de César, não basta ser honesta: tem de parecer ser honesta…

***

“O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas.” (Theodore Roosevelt)

 

Comentários: