O QUE SIGNIFICA RESPONSABILIDADE

Responsabilidade: a habilidade de dar uma resposta.

Simples, não?

Bem, infelizmente, não é tão simples assim

As pessoas que possuem responsabilidade têm claramente em mente que são responsáveis por aquilo que criam em termos de condições em sua vida, quer seja na família, entre os amigos, na escola, no trabalho...

Enfim, tudo aquilo que envolve o conceito geral do que seja sucesso.

Essas pessoas sabem que, independentemente do que lhes é apresentado na árdua tarefa de sobreviver dia após dia, elas são o principal elemento.

Aquele que define para que lado seguirão, tal qual o volante de um carro – que é o mecanismo que efetivamente determinará a direção do carro.

E quem é que efetivamente tem responsabilidade?

Todo aquele que é capaz de reconhecer sua capacidade em expressar suas intenções:

– Sua origem;

– Seu trajeto;

– Seu destino…

Ou seja, ser capaz de responder por suas atitudes, seus gestos, suas ações e pelas consequências que quaisquer uma delas trazem inevitavelmente às suas vidas – sim, inevitavelmente…

Se tem uma coisa chata na sociedade atual é pregação a esmo de direitos, sem qualquer menção aos deveres inerentes ao exercício de qualquer direito:

– A um piloto de avião, não basta querer ser; ele precisa saber a origem da decolagem, o trajeto a cumprir e o destino para pousar.

Há um sem número de pessoas dispostas a serem “pilotos”, sem terem a menor idéia do porquê um avião é capaz de voar!

Toda pessoa com responsabilidade sabe que, por conta dos objetivos que assume por conta de seu cargo também assume as tarefas inerentes a essa função e que estará, inevitavelmente, se expondo à avaliação de terceiros, que nada mais são do que… Outras pessoas!

Que na maioria das vezes embarcam por conta da expectativa de que esse piloto diante dos possíveis problemas de qualquer vôo terá habilidade em DAR sua resposta! E chegar ao destino, pousando em segurança…

Independentemente de circunstâncias pessoais: familiares, políticas, sentimentais, sociais, profissionais, ambientais, econômicas, climáticas, motivacionais, psicológicas…

Pois todo mundo que embarca num vôo só espera uma coisa do piloto:

– Que ele seja capaz de levá-los ao destino a que ele se propôs ao assumir a condição de piloto, sem se deixar abater pelas circunstâncias – por mais inusitadas que possam parecer…

Se há uma coisa que todo passageiro deseja, ao embarcar num avião, é chegar ao destino – vivo!

Uma pessoa de responsabilidade não se deixa levar pelas circunstâncias – pois se deixar, é justamente aí onde nasce o problema…

***

“Cada vez que pensamos que o problema não é nosso, é nessa atitude que está o problema.” (Stephen R. Covey)

 

Comentários: