O QUE SIGNIFICA PLANO DE CARREIRA

Plano de carreira: o link entre o profissional e a empresa.

A existência de um plano de carreira tacitamente assumido pela empresa em que se trabalha representa uma das maiores aspirações de seus profissionais.

Independentemente do tipo de empresa em que trabalhem esses profissionais.

E principalmente uma dos melhores argumentos de sedução quando da contratação de novos profissionais.

De forma objetiva, quando uma empresa possui um “plano de carreira” significa dizer que ela estabeleceu as diretrizes básicas para auxiliar seus colaboradores a se “autoavaliar” dentro da própria empresa.

O se “autoavaliar” implica em, necessariamente, não precisar que alguém diga a um profissional qual sua situação.

Já que, ao consultar as diretrizes que foram estabelecidas no “plano de carreira”, ele estará apto a concluir com relativa segurança qual será seu futuro na empresa.

Sem precisar recorrer à “impressão” de superiores…

Sem precisar recorrer à “depressão” dos pares…

Sem precisar recorrer à “pressão” dos subalternos…

Pois um plano de carreira estabelece as diretrizes necessárias para que o profissional possa visualizar:

– Seu padrão de desempenho em relação ao que seria esperado para o cargo ou função;

– Suas expectativas futuras, no que se refere a promoções ou manutenção na mesma posição, mantido o mesmo padrão de desempenho; e,

– Caso seus objetivos sejam mais auspiciosos do que as tendências vigentes indiquem, o que fazer para alterar o rumo de seu desempenho, de maneira a atingir seus objetivos.

Não é à toa que a maioria das organizações empresariais tem dificuldade em lidar com a matéria.

Estabelecer de maneira objetiva diretrizes sobre padrões de desempenho profissional implicam num domínio de atividades operacionais para as quais as pessoas incumbidas de elaborar esse plano de carreira não estão, na maioria das vezes, sequer familiarizadas.

A título de exemplo – e só como exemplo:

– Como é que um profissional de recursos humanos, os mais comumente envolvidos na elaboração de um plano de carreira de uma empresa privada, pode colocar por escrito qual o padrão de desempenho de um contador para que ele tenha a perspectiva de almejar o cargo de diretor financeiro da empresa, se ele nem sequer tem idéia das atividades básicas inerentes às áreas da empresa?

Áreas como:

– Contabilidade;

– Custos;

– Vendas;

– Marketing;

– Logística… 

Muitas vezes, nas empresas privadas, recorre-se a empresas de consultoria na elaboração de planos de carreira, o que não deixa de ser a medida mais salutar para estabelecimento de um processo efetivo.

Infelizmente, para a maioria das empresas, esse recurso pode representar uma alternativa de alto custo, fazendo-as desistir desse processo.

Quanto às empresas ou instituições públicas (aquelas controladas por municípios, estados, distrito federal e união), o cenário é um pouco diferente – por envolver situações, além das já citadas, também questões políticas, eleitorais, e outras para as quais um “o que é plano de carreira – setor público” está a caminho.

O que significa plano de carreira?

A formalização do sistema de administração de pessoal de uma empresa (estabelecimento de critérios para admissão, demissão, promoção, manutenção e afins) de maneira que um profissional possa se preparar e reciclar, pois com base nesse plano de carreira ele terá condições de:

(a) saber onde está em relação às expectativas da empresa;

(b) avaliar o que precisa ser feito em relação à carreira para avançar, ou mesmo permanecer, na empresa;

(c) considerar a conveniência de começar a atualizar seu currículo…

Afinal, não há plano de carreira que seja suficientemente bem elaborado que não responda à principal questão que aflora no pensamento dos profissionais de qualquer empresa:

***

“Quem vigia o vigia?” (Décimo Júnio Juvenal)

 

Comentários: