DISPONIBILIDADE

Disponibilidade: a condição de algo, ou alguém, estar à disposição para ser usufruído quando requisitado.

Disponibilidade, em contabilidade, refere-se à classificação que se faz nos balanços patrimoniais de uma sociedade de todos os ativos que possam imediatamente ser utilizados, independentemente de qualquer restrição, seja ela contratual ou operacional.

Restrição contratual?

Imagine que uma entidade qualquer tenha efetuado uma aplicação financeira cuja carência para resgate seja de 180 dias; no dia seguinte à aplicação, o que temos? Um ativo atrelado a uma restrição que impossilita sua utilização imediata.

Restrição operacional?

Imagine que uma entidade qualquer possua máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, estoques; todos eles representam bens e direitos (ativos) à disposição de suas operações, mas não de maneira imediata no sentido financeiro, já que qualquer um deles, para que sejam convertidos em dinheiro vivo dependem de não só de a entidade se dispor a colocá-los à venda como, principalmente, a entidade encontrar quem se disponha a comprá-los – o que, efetivamente, não está sob seu controle.

Em contabilidade o conceito de disponibilidade está diretamente relacionado ao conceito de liquidez, onde um ativo só será considerado como tal quando sua conversão em dinheiro seja imediata.

Essa é a chave do conceito: disponibilidade, no balanço patrimonial de qualquer entidade representa dinheiro, ou equivalente:

– Caixa;

– Contas-correntes bancárias;

– Aplicações financeiras de liquidez imediata (ou seja, aquelas sem limites de carência).

O saldo da conta de disponibilidade no balanço de qualquer entidade não significa necessariamente garantia de sua capacidade de solvência ou continuidade.

Mas ajuda e muito na avaliação por terceiros de sua capacidade pagar as contas no final do mês.

O que significa disponibilidade?

Estar em condição de buscar hoje sua felicidade.

E de visualizar condições de um dia pagar suas promessas…

***

“Felicidade é um fluxo de caixa positivo.” (Fred Adler)

 

Comentários: