O QUE SIGNIFICA PASSIVO

Passivo: um conceito da contabilidade, que implica no reconhecimento no presente de uma obrigação futura, mesmo que o desembolso ocorra no futuro, mas cujo benefício ou ônus já tenha sido incorrido:

– Compras de mercadorias;

– Salários de funcionários;

– Impostos não recolhidos;

– Cheque especial;

– Adiantamentos recebidos;

– Contingências prováveis…

Passivo é tudo aquilo que representa um desembolso de caixa ainda pendente, ou seja, por se fazer, e que consequentemente ao ser efetivado diminuirá o patrimônio desse alguém ou empresa (já que, necessariamente, vai reduzir o seu “caixa”):

– Fornecedores;

– Salários a Pagar;

– Encargos Sociais;

– Tributos a Recolher;

– Empréstimos e Financiamentos Obtidos;

– Provisão para Contingências;

O conceito do que seja “passivo” é bastante amplo, e isso acontece de forma absolutamente proposital pois, considerando-se a maneira como os negócios são conduzidos não há como se estabelecer uma regra rígida a ponto de se correr o risco de se eliminar algum item específico.

O que realmente tem de ser levado em consideração é:

– Está se falando de um item exigível por terceiros (um valor que alguém, ou alguma empresa, pode requerer de maneira razoavelmente o pagamento em juízo)?

Se sim, isso já representa praticamente uma inclusão no rol dos passivos de uma empresa, ou pessoa.

Do ponto de vista da contabilidade, considerar-se um item como passivo está intimamente ligado à possibilidade de um terceiro exigi-lo a qualquer tempo, o que do ponto de vista do pagador, representaria uma diminuição de seu “caixa” – ou, se preferir, de seu “ativo”.

De uma maneira didática, podemos relacionar (mas não limitar) o conceito de passivo a despesa.

Ainda que, num primeiro momento, não seja essa a origem de todo o passivo, essa referência representa um fator importante para avaliação e classificação das operações de uma empresa.

Um passivo deve ser considerado como tal sempre que estiver relacionado a um desembolso futuro – e, necessariamente, reduzir o patrimônio de quem estiver obrigado a esse desembolso.

O que significa passivo?

– Uma exigibilidade de pagamento por terceiros baseada em documentos.

Se um credor tiver suporte documental que dê suporte jurídica e economicamente para sua cobrança de um devedor (uma pessoa ou empresa), então esse devedor tem um passivo!

***

“O direito e o dever são como palmeiras: não dão frutos se não crescem uma ao lado da outra.” (Félicité Robert de Lammennais)

 

Comentários: