O QUE SIGNIFICA LIDERANÇA

Liderança:

– A arte de atrair seguidores.

Para um profissional saber se possui liderança em uma organização é imprescindível saber se as pessoas ao seu redor o estão seguindo – ou perseguindo…

Talvez isso se dê pelo fato de, dada a concorrência no mercado de trabalho, as demais pessoas (que tal chamá-las, apenas por convenção, de pessoas sem propensão de liderança?) procurarem se destacar de qualquer maneira, mas ao menor “custo” possível.

E quando alguém adota uma conduta com posicionamentos inovadores isso pode representar um risco à sobrevivência dessas pessoas sem pretensão de liderança dentro da organização em que atuam.

Pois o grau de sistematização de processos e procedimentos evoluiu, e continua evoluindo, a passos largos.

E, invariavelmente, a maioria das organizações não possui um nível de tolerância mínima quanto à não aderência a essas rotinas…

Aliás, é por isso que, a maioria delas acaba optando por procurar adotar em suas políticas o exemplo de seus “modelos”.

Ou, objetivamente, daqueles colaboradores que possuem liderança.

Não sem dar seu toque pessoal, ainda que cosmético, a essa “conduta adotada”.

Mas sempre alegando sua fonte de “modelagem” como responsável por suas atitudes, seus comportamentos – mas nunca a si próprios.

Ou seja: as pessoas se “envolvem” -mas não se “comprometem”.

Será que o problema seria apenas dessas pessoas sem propensão de liderança, com sua preocupação quanto à insegurança reinante no mercado de trabalho?

Ou também teria a ver com a escassez de pessoas com liderança para, em vez procurarem inspirar a confiança em si daqueles ao seu redor, procuram inspirar a confiança de si em si mesmos?

Por exemplo, dando-lhes a oportunidade de tomar decisões importantes, ainda que eventualmente.

Afinal, quando a uma pessoa não é permitida a tomada de decisões importantes, ela começa a achar importantes as decisões que lhe permitem tomar.

E é aí que essas pessoas, quando não sabem o que fazer em uma determinada situação, ainda que supostamente tida como simplória (mas que efetivamente requer uma decisão!) passam a correr pelos corredores da organização, com o celular em uma mão – e muitas vezes com um monte de papéis na outra!

Procurando parecer “preocupadas”.

Infelizmente, quando a maioria dos profissionais não sabe como resolver os mais rotineiros e triviais problemas, a única coisa que apresenta aumento de desempenho nessa organização, ou em qualquer outra que seja, é a ineficiência.

Lembre-se:

– Numa organização, o grande líder (aquele que possui potencial para ocupar funções superiores) é aquele que não se preocupa em eventualmente poder ser substituído por profissionais que ele próprio tornou suficientemente capacitados a desempenhar a mesma função que ele desempenha.

Por quê?

– Porque quem tem liderança não está somente preocupado em acumular créditos – mas principalmente em não deixar débitos…

***

“É espantoso o que você pode realizar se você não se importa com quem fica o crédito.” (Harry Truman)

 

Comentários: