MAIORES LUCROS DO BRASIL EM 2014

LISTA dos maiores lucros do Brasil, compilada com base na lista da “Maiores e Melhores 2014”, da revista Exame:

# Empresa Controle Receita Lucro Rentabilidade
(a) (a)
1 OGX Brasil 340 3.494
2 Ambev Bélgica 6.884 3.426 18,5%
3 Telefonica Espanha 11.348 1.749 10,4%
4 Samarco Grã-Bretanha 2.592 1.070 57,3%
5 Cielo Brasil 2.212 1.039 48,7%
6 Redecard Brasil 1.703 864 15,6%
7 BRF Brasil 8.920 748 13,1%
8 Cemig – GT Brasil 2.653 716 43,9%
9 Globo Brasil 4.089 692 16,6%
10 Tag Brasil 2.028 673

(a) Valores expressos em dólares (mil)

Insights:

1 – A lista se refere única e exclusivamente ao lucro auferido, sem qualquer relação quanto à eficiência das operações da empresa;

2 – Ambev, um outrora símbolo de orgulho da cultura nacional, tem lucros – mas hoje é belga;

3 – Tanto OGX quanto TAG aparecem na lista de maiores lucros, mas não possuem qualquer informação quanto à sua rentabilidade;

4 – Lucro e rentabilidade representam conceitos contábeis diferentes: uma empresa pode auferir um alto lucro e uma baixa rentabilidade; mas nunca haverá rentabilidade sem lucro;

5 – A maior receita dentre as empresas citadas é a da Telefônica; e a menor rentabilidade também;

6 – A fonte não dá ênfase visual a quem visita o site para o número de funcionários das empresas;

7 – A fonte não faz qualquer referência a empresas do setor financeiro – bancos, financeiras, seguradoras etc;

8 – Nenhuma estatal consta da lista dos maiores lucros – seria mais uma indicação do “como nunca antes neste país”;

9 – Digam o que disserem, a Globo continua sendo o benchmark no que se refere ao setor de comunicações no país;

10 – Hummm… O outrora maior ícone do Brasil não consta da lista dos maiores lucros? Cadê a Petrobrás?

Essa empresas representam as TOP TEN da economia brasileira.

Pelo menos no que se refere ao mundo dos negócios:

– A realização de lucros.

Que é o objetivo para o qual qualquer empresa é constituída.

Em qualquer lugar do mundo.

A qualquer tempo.

Independentemente de seu setor de atuação – ou do que quer essa empresa se proponha a fazer.

O que importa é se ela faz bem o que se propõe a fazer…

***

“Não importa a cor do gato, desde que ele pegue o rato.” (Deng Xiaoping)

 

Comentários: