EMPRESAS DO SEU MUNDO

Quais são as empresas mais importantes do seu mundo?

Aquelas que se fazem necessárias no dia a dia de sua vida!

Pois o dia a dia da vida de qualquer pessoa não tem necessariamente a ver com o conceito vigente de grandes corporações – um conceito de publicidade consagrado pela mídia que se propõe a ditar o que você deve ou pode fazer, sem se importar com o que você faz ou precisa fazer em seu dia a dia.

Você já se deu conta de como segue sua vida? Não me refiro a aspectos subjetivos, ou mesmo a fatores psicológicos, e nem de longe a questões filosóficas: refiro-me simplesmente a questões práticas, de importância diária, para as quais, inadvertidamente, a maioria das pessoas não dá muita importância – aliás, na maioria das vezes, não se dá importância nenhuma.

E, como não se dá importância, muito menos se dá atenção – e, pior ainda, não se dá valor.

De tão bombardeados que somos diariamente sobre a importância de se ter grandes objetivos, grandes metas, grandes sonhos, quer seja pessoal, social ou profissionalmente, acabamos por assumir comportamentos que, muitas vezes, não têm muito a ver com nossos sentimentos, com nossas aspirações – e muito menos com nossas necessidades imediatas!

Aquelas que, efetivamente, afetam nosso dia a dia: desde quando acordamos até quando vamos dormir; e que são as que representam, definitivamente, a base de nossa autoavaliação de qualidade de vida.

Tudo o que se usufrui, ou se consome, na sociedade atual está relacionado ao funcionamento de uma empresa, direta ou indiretamente – de maneira clara ou obscura, mas sempre relacionado a uma empresa, quer seja individual ou multinacional.

Daí, a pergunta: quais são, considerando-se aquilo que você usufrui, consome ou simplesmente compartilha em seu dia a dia, as empresas mais importantes do “seu” mundo?

– Dinossauros financeiros?

– Mastodontes petrolíferos?

– Mamutes midiáticos?

Não seriam outras as empresas mais importantes do seu mundo?

Aquelas que giram no entorno de tudo o que lhe é necessário, para não dizer imprescindível, na manutenção do dia a dia de sua vida – nem sempre necessariamente empresas na acepção do termo:

– Lixeiro;

– Sapateiro;

– Padeiro;

– Borracheiro;

– Farmacêutico;

– Serralheiro;

– Carpinteiro;

– Pedreiro;

– Marceneiro;

– Entregadores de pizza!

Afinal, você algum dia já pensou de como seria sua vida no dia a dia caso não houvesse alguém, pessoas ou empresas, disponibilizando esses tipos de serviço?

Não se engane: sejam apenas pessoas ou mega organizações, todos aqueles que prestam esses serviços (e muitos outros mais) representam efetivamente as empresas mais importantes do seu mundo! Mas a maioria das pessoas infelizmente acredita que só coisas grandes influenciam sua vida – até entrar um cisco em seu olho…

***

“Este é um mundo pequeno; mas eu não gostaria de ter de pintá-lo.” (Steven Wright)

 

Comentários: