AS 10 MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO

LISTA das marcas mais valiosas do mundo.

O principal critério geralmente adotado para se concluir quais seriam as marcas mais valiosas do mundo pode pode ser considerado como relativamente simples:

– Valor de mercado…

E quais seriam essas marcas?

Segundo a Interbrand, as marcas mais valiosas do mundo seriam as seguintes:

                     
  #   Empresa   Sede   Setor   Valor da Marca  
                  (1)  
                     
  1   Apple   EUA   Tecnologia    98  
  2   Google   EUA   Tecnologia    93  
  3   Coca-Cola   EUA   Bebidas    79  
  4   IBM   EUA   Tecnologia    79  
  5   Microsoft   EUA   Tecnologia    60  
  6   G&E   EUA   Infraestrutura    47  
  7   McDolnalds   EUA   Varejo    42  
  8   Samsung   Coréia do Sul   Tecnologia    40  
  9   Intel   EUA   Tecnologia    37  
  10   Toyota   Japão   Automotivo    35  
                     

(1) Em bilhões de dólares

Uma constatação imediata nessa lista das 10 marcas mais valiosas do mundo é a predominância das empresas americanas: são 8 empresas, complementada por uma sul-coreana e uma japonesa.

Outro dado interessante: das 10 empresas, 6 atuam no setor de tecnologia, 1 no setor automotivo, 1 no setor de infraestrutura e somente 2 no setor de consumo.

Mas o mais interessante dos dados é justamente aquele que a lista não menciona.

Não há uma única empresa do setor de petróleo!

Esse dado passa a ser muito interessante se considerarmos que, dentre as 10 maiores empresas do mundo, 6 são do setor petrolífero.

E dentre as 10 maiores empresas do mundo, NENHUMA é de tecnologia.

As diferenças entre as listas podem levar às mais variadas tentativas de interpretação de seus dados, mas algumas realmente merecem destaque:

– Como pode a Apple valer mais que a Royal Dutch Shell?

– Como pode o Google valer mais que a Wal-Mart?

– Como pode a Coca-Cola valer mais que a Exxon Mobil?

– A única empresa a fazer parte de ambas as listas é a japonesa Toyota, do setor automotivo – e hoje simplesmente a maior montadora do mundo. 

Vale ressaltar que durante 13 anos a Coca-Cola foi a marca mais valiosa do mundo.

Qual a lógica em tudo isso?

– O mercado possui razões que a própria razão desconhece…

***

“Um negócio que não faz nada a não ser dinheiro é um tipo pobre de negócio.” (Henry Ford)