NATURAL OU SOCIAL?

A ciência se divide basicamente em 2 grandes ramos:

– Ciências Naturais – onde as leis são descritivas;

– Ciências Sociais – onde as leis são prescritivas.

Uma lei descritiva apenas descreve uma situação, sendo irrelevante a vontade do ser humano – por exemplo, a lei da gravidade.

Uma lei prescritiva define o procedimento a ser adotado numa situação, mas a sua observância dependerá da vontade do ser humano – por exemplo, uma lei de trânsito.

Ciências Humanas – suas leis derivam do consenso entre os seres humanos (leis prescritivas) – português, direito, contabilidade

Ciências Exatas – suas leis derivam da capacidade do ser humano em interpretar a natureza (leis descritivas) – matemática, física

Ciências Biomédicas – suas leis derivam de dados experimentais quantitativos (fatores descritivos) obtidos em ambientes (modelos teóricos) com variáveis controladas (fatores prescritivos), ou seja, uma combinação entre leis prescritivas e descritivas – medicina, biologia.

E daí?

Reflita:

– Droga é uma substância que em nome da ciência, quando injetada em ratos de laboratório, produz uma teoria cientítica…

– Foi descoberto recentemente que pesquisa cientítica causa câncer em ratos…

– Psicologia comportamental é o ramo da ciência capaz de introduzir nos  ratos hábitos que eles nunca tiveram…

Afinal, qual a principal contribuição da ciência?

A mais importante contribuição da ciência não é simplesmente fazer com que se saiba que se pode mudar o rumo da existência humana pelo conhecimto.

Muito mais importante do que isso é ter o conhecimento do que se pode mudar…

***

“Ciência é feita de fatos, assim como uma casa é feita de tijolos; mas um acúmulo de fatos não é mais ciência do que um monte de tijols é uma casa.” (Henri Poincaré)

 

Comentários: